Sunday, October 25, 2020

O lamento de Mórmon pelo seu povo (Portuguese) Mormon's lament for his People

 


Mormon's lament for his People

O lamento de Mórmon pelo seu povo




No Livro de Mórmon Outro Testamento de Jesus Cristo, há um livro chamado "Livro de Mórmon"."Fala da destruição final da nação nefita. Seu último general foi um profeta chamado Mórmon. Ele tinha reunido os registros de cerca de mil anos e fez uma abreviação que agora conhecemos como o Livro de Mórmon Outro Testamento de Jesus Cristo. Esse registro incluiu um relato de quando Jesus Cristo visitou essas pessoas nas Américas após a sua ressurreição.


Mórmon tentou fazer com que estas pessoas se arrependessem, mas a maioria delas tinha se tornado sanguinária e cheia de ódio e praticando o mais vil dos comportamentos. A certa altura, os nefitas juraram vingança sobre os seus inimigos, os lamanitas. Nessa altura, Mórmon recusou-se a liderar o seu povo numa guerra de vingança.


Os nefitas começaram a guerra e por causa disso e sua extrema maldade, eles logo estavam perdendo a guerra. Mórmon não podia ficar parado e assistir e assim ele se arrependeu de seu juramento e se tornou seu líder militar mais uma vez. Ele fez o seu melhor para liderar estas pessoas, mas a sua maldade fê-lo para que nem sequer obedecessem às suas ordens em batalha. Mórmon sabia que sua destruição estava assegurada.


Os nefitas foram finalmente destruídos numa enorme batalha num lugar chamado Cumorah. Essa área tem uma colina chamada Cumorah Hill. Após a batalha, o General Mormon e seu filho, o General Moroni, estavam entre os poucos sobreviventes. Eles viram a destruição de seu povo do topo da colina e Mórmon lamentou sua perda. O que o Morman disse.:


17 ó justos, como vos havíeis desviado dos caminhos do Senhor? Ó justos, como havíeis de rejeitar que Jesus, que estava de braços abertos para vos receber?




18 Eis que, se não tivésseis feito isto, não teríeis caído. Mas eis que caíste, e eu lamento a tua perda.




19 Ó filhos e filhas, pais e mães, maridos e mulheres, justos, como é possível que tenham caído?




20 Eis que já vos foste, e as minhas tristezas não podem trazer o vosso regresso.




21 E logo virá o dia em que o mortal deve colocar a imortalidade, e esses corpos que agora se decompõem em corrupção deve em breve se tornar corpo incorruptível; e, em seguida, deveis estar diante do tribunal de Cristo, para serem julgados segundo as suas obras; e se vós sois justos, então sereis abençoados com seus pais que viveram antes de vocês.




22 O Que vos havíeis arrependido, antes de vos ter chegado esta grande destruição? Mas eis que já vos foste, e o Pai, sim, o Pai Eterno do céu, conhece o vosso estado; e ele vos faz segundo a sua justiça e misericórdia.


- Fonte: https://www.churchofjesuschrist.org/study/scriptures/bofm/morm/6?lang=eng


Mórmon, antes de ser morto, deu o registro que tinha feito de seu povo para seu filho, Moroni. Moroni viveu por mais de 30 anos evitando os lamanitas porque os lamanitas daquela época matariam qualquer um que não negasse Cristo. Não consigo imaginar a solidão que o Moroni mush sentiu. Mas ele não estava ocioso. Ele traduziu e resumiu o registro dos jareditas e esse livro é chamado de "livro do éter"."O Livro do éter é o segundo a último livro do Livro de Mórmon, Outro Testamento de Jesus Cristo. Moroni finalmente envelheceu e enterrou o disco, escrito em placas de ouro no Monte Cumorah por volta de 421 d. C.


Mais de 1.800 anos depois, o jovem Profeta Joseph Smith foi direcionado para as placas de ouro e através do dom e poder de Deus foi capaz de traduzir o registro. O disco foi impresso em inglês em Palmyra, Nova Iorque, EUA. Este livro foi agora traduzido para cerca de 110 línguas. Partes do livro foram traduzidas para mais 20 línguas.


O Livro de Mórmon Outro Testamento de Jesus Cristo tem uma promessa muito única nele. Diz que se leres o livro e pedires a Deus que ele te diga se é ou não verdade. Não conheço nenhum outro livro que diga isso. Se isso o intriga, então procure a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e peça uma visita dos missionários.


Nós mórmons ou santos dos Últimos Dias ou membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias... vai em missões. Ou pelo menos alguns de nós. A minha mulher e eu fomos às nossas missões na nossa juventude. Ela foi para Arizona & Southern Nevada... e eu fui para o Novo México, sul do Colorado , e oeste do Texas. O irmão da minha mulher e a esposa foram em missões como missionários seniores na Califórnia e na Inglaterra. Hoje, o meu sobrinho relatou a sua missão no que chamamos de reunião de Sacramento. Ele foi em sua missão ao Estado do Maine, EUA.


Assim, os missionários puseram sua vida em espera por 18 meses a 2 anos para servir ao Senhor... e servir os seus semelhantes, ensinando-os sobre o Salvador Jesus Cristo e a sua expiação pelos nossos pecados. Jesus também nos envia o Espírito Santo ou Espírito Santo para nos confortar em nossos tempos de provação. Posso imaginar que o Espírito Santo confortou Mórmon ao ver estas pessoas viverem em pecado terrível e eventualmente serem destruídas. E o filho de Mórmon, Moroni, foi certamente confortado em seus longos anos de solidão depois que sua família e todas essas pessoas foram mortas.


Meu próprio pai acreditava que as advertências no Livro de Mórmon Outro Testamento de Jesus Cristo para cuidar dos lamanitas nos últimos dias eram reais; e assim ele colocou sua prática médica em espera e ele mudou sua família para a Guatemala e começou uma missão médica. Fui a metade do primeiro ano em Santa María Cunén, Guatemala.


Uma nota final sobre este tema, meu capítulo favorito no Livro de Mórmon Outro Testamento de Jesus Cristo está no Livro de Moroni... a última parte do livro. É o Capítulo 7 e está no Livro de Moroni, mas é Moroni escrevendo o que seu pai havia ensinado ao povo. O capítulo me deu grande conforto quando eu estava no hospital em Boston, (quase 2.500 milhas de casa) e os médicos me disseram que eu não iria conseguir. Acreditamos que Deus ainda fala com o homem através de Seu Espírito Santo. Meu médico tinha acabado de me dizer que eu não ia conseguir e quando ele saiu o Espírito Santo disse-me: "está tudo bem para ir, mas se você quiser ficar Eu vou ajudá-lo, mas não será fácil."Pensei no meu filho de 13 anos e escolhi ficar... na mortalidade. E isso foi há 15 ou 16 anos.


Há um versículo no Capítulo 7 de Moroni que diz:,


"Por que, meus amados irmãos, cessaram os milagres porque Cristo subiu ao céu, e se assentou à direita de Deus para reivindicar ao Pai os seus direitos de misericórdia que ele tem sobre os filhos dos homens? Porque ele respondeu aos desígnios da lei, e reivindica a todos os que nele crêem; e aqueles que nele crêem se apegam a todo o bem; por isso defende a causa dos filhos dos homens, e permanece eternamente nos céus. E porque ele fez isto, meus amados irmãos, cessaram os milagres? Eis que vos digo: Não!; nem os anjos deixaram de ministrar aos filhos dos homens."


Li e reli estes versos e os meus serviços milagrosos aconteceram. Não há nenhuma razão médica para eu ainda estar vivo, mas eu tenho beneficiado dos serviços médicos milagrosos que só Deus poderia fazer. Por isso sei que Deus te confortará nas tuas provações porque ele me confortou e me deu os meus serviços milagrosos. De uma perspectiva eterna, a morte é apenas a próxima parte da vida. Não precisamos temer a próxima vida, mas devemos estar dispostos a permanecer na mortalidade até que nosso tempo esteja terminado e tenhamos passado os testes que Deus nos dá.


Artista nota: esta roupa e armadura no desenho é baseada na possibilidade de que os nefitas e lamanitas viveram no que é agora América do Norte Central e Oriental. Daí as espadas obsidianas e a armadura acolchoada. Naturalmente, há também alguns pensamentos que talvez os eventos no Livro de Mórmon Outro Testamento de Jesus Cristo ocorreu no que é agora América Central e México. Não sabemos exactamente onde tudo aconteceu. Mas as culturas Hopewell e Mississippian na América do Norte tinham fundição de metal e eram muito mais avançadas do que é geralmente conhecido. Além disso, se você leu O Livro de Mórmon Outro Testamento de Jesus Cristo você sabe que dezenas de milhares morreram em Cumorah, mas eu não poderia me trazer para desenhar mais corpos mortos. Reparaste que há um pôr-do-sol perto de drumlin hill? As colinas no norte do Estado de Nova Iorque são drumlin hills e por isso foram formadas por glaciares. A colina Cumorah é também uma colina drumlin.


Para chegar à versão impressa deste desenho, basta clicar no botão etiquetado . . . . . . . Religioso . . . . . . . . . . ou . . . . . Religious. 

No comments:

Post a Comment