Monday, January 18, 2021

Brontopodus-um enorme saurópode conhecido apenas por pegadas (Portuguese) Brontopodus - Sauropod known from Footprints




Brontopodus por um rio

Brontopodus by a River


Brontopodus é conhecido por pegadas em muitas partes do mundo. Foi nomeado seu próprio gênero porque o manus ou pegadas dianteiras têm 4 dedos em cada pé (mão). Não há saurópodes conhecidos que tivessem 4 Dedos nos pés da frente. Todos os saurópodes conhecidos tinham três dedos nos seus manus ou pés dianteiros. Isto levou à identificação do novo gênero. Aparentemente, há duas espécies de Brontopodus conhecidas. Brontopodus birdi ou birdii é o nome da espécie encontrada ao longo da costa leste, Costa do Golfo e no Texas, Estados Unidos. Brontopodus plagnensis é conhecido por muitas faixas na França.


Pegadas de Brontopodus são encontradas na Coreia e na França. Grandes pegadas de saurópodes fossilizados na Austrália, EUA, Portugal, suíça e China também parecem ser de Brontopodus. Isto é muito interessante porque os vários sites indicam que este enorme animal foi muito bem sucedido e se espalhou para muitas partes do planeta. Claro que os continentes estavam mais ligados do que estão agora. Mas como é que nós humanos ainda temos de encontrar um esqueleto fossilizado de Brontopodus quando ele viveu por todo o mundo? Onde estão os esqueletos fossilizados de Brontopodus?


Espécies que são conhecidas a partir de apenas vestígios fósseis como pegadas são chamadas de "ichnospecies"."Já agora, "Brontopodus" significa " pé Trovão!"(ou talvez pés de trovão) Bronto em grego significa trovão e pod significa pé. Talvez o paleontólogo que nomeou este dinossauro estivesse pensando em Brotonsaurus (que significa lagarto trovão). Mas o nome do Brontossauro foi substituído pelo Apatossauro. Agora podemos pensar neste monstro de 37 toneladas como andar e o som que os seus pés fizeram seria como um trovão. Os saurópodes vivem em rebanhos. Imaginem uma manada inteira destes enormes dinossauros a passar. Pareceria um trovão!


Brontopodus era um dinossauro muito grande. Era um tipo de saurópode. Saurópodes eram os dinossauros de pescoço longo que cresceram para tamanhos enormes. Com base no tamanho das pegadas, e na estimativa de Diplodocidas de tamanho semelhante, (como Diplodocus) acredita-se que Brontopodus tinha cerca de 87 pés ou 26,5 metros de comprimento. Estima-se que Brontopodus pesava cerca de 37 toneladas.


Algumas pegadas de Brontopodus tinham pegadas fossilizadas de aves ao seu redor, por isso o desenho tem pássaros e pterossauros. (Sim, havia pássaros no período Jurássico tardio. As pegadas de aves podem ter sido feitas por espécies como Archaeopteryx ou Caihong. Brontopodus viveu no Jurássico Superior e possivelmente até no Cretáceo Inferior. Isso seria cerca de 150 até 110 milhões de anos atrás.


Os saurópodes fossilizados mais longos já encontrados são na França, perto da aldeia de Plagne, nas Montanhas Jura. São pegadas de Brontopodus plagnensis. As pistas têm cerca de 150 metros ou 492 pés de comprimento. Claro que cada pegada não é assim tão grande. As pegadas continuam a 150 metros. O dinossauro andou na lama e deixou pegadas e a lama transformou-se em pedra, por isso temos os vestígios fósseis.


Este desenho, em forma de impressão, pode ser encontrado clicando no botão "Paleontologia"."Em seguida, role até o fundo da seção intitulada "Desenhos Mesozoicos" ...para este novo desenho. Será listado nos desenhos da Era Mesozóica. Mas clique no botão rotulado . . . . Paleontologia. . . . ou . . . . . . Paleontology. 

No comments:

Post a Comment